Com a Reforma Administrativa Nacional de 2013, foi criada a União das Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro). A sua sede é, exatamente, Barcelos, que dá nome à cidade e ao concelho. Aliás, esta antiga freguesia era uma das três que, em 1928, constituíam a cidade aquando da sua elevação. É delimitada a sul pelo Rio Cávado, com Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia do outro lado do rio, fazendo fronteira com Vila Frescainha (São Martinho) e Vila Boa (que integram, igualmente, a União das Freguesias) e com a freguesia de Arcozelo.
Localizada na margem norte do referido rio, Barcelos é a “porta de entrada” para a cidade, não só para os peregrinos do Caminho de Santiago, como para quem vem de sul e pretende aceder à zona histórica da cidade.
Por falar em zona histórica, é nesta antiga freguesia que se localizam grande parte dos edifícios classificados do concelho de Barcelos. No entanto, não são apenas estes que engrandecem o seu edificado histórico.
O Paço dos Condes de Barcelos, ou Paço dos Duques de Bragança – em cujo interior das muralhas se localiza a sede desta União das Freguesias –, a Ponte Medieval, que liga Barcelos a Barcelinhos, o Pelourinho de Barcelos, o Solar dos Pinheiros, a Igreja Matriz, os Paços do Concelho, a Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, o Largo do Apoio, a Rua D. António Barroso (Rua Direita) – rua pedonal e de comércio –, o Teatro Gil Vicente, o edifício da Biblioteca Municipal, a Torre da Porta Nova e o Templo do Bom Jesus da Cruz são apenas alguns dos muitos edifícios e locais de visita obrigatória para quem nos visita.
Barcelos é muito mais do que monumentos e a sua zona histórica. Aqui se localizam imensos serviços, desde camarários, a bancários, passando pelos serviços ao cidadão e comércio. Mas, também, jardins frondosos, praças históricas e acolhedoras, museus, local de feira semanal (todas as quintas-feiras), palco de festas religiosas e populares, com a Festa das Cruzes como “cabeça de cartaz”. O Parque Municipal, onde se localiza o Pavilhão Municipal, as Piscinas Municipais, a Escola Secundária de Barcelos, a Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o Hospital de Santa Maria Maior (Barcelos), a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, entre outros, podem ser encontrados no território desta antiga freguesia, agora parte integrante de uma grande União das Freguesias. Por tudo isto, e muito mais, não pode deixar de visitar esta antiga freguesia.

Área em Ha

Eleitores