A antiga freguesia de Vila Boa, agora integrada nesta União das Freguesias pela Reforma Administrativa de 2013, é, das quatro que compõem esta União, a que se localiza mais a norte, num território que é uma mescla de vale e colina. Está delimitada por Abade de Neiva, Arcozelo, Barcelos, Lijó e Vila Frescainha (São Martinho).

Tem uma longa história, tendo sido denominada de Vila Boa do Tamel e, mais tarde, São João do Tamel. Já em meados do século XIII surge referida nas Inquirições de D. Afonso III.

Hoje em dia, no seu território, há uma mistura harmoniosa entre o antigo e o moderno, com um edificado mais denso e atual a intercalar com outro de moradias familiares. As construções são rodeadas por terrenos agrícolas, o que torna a paisagem mais verde e aprazível.

Entre os pontos de interesse de Vila Boa, pode-se destacar a sua velha Igreja, as Capelas da Senhora da Ajuda e do Espírito Santo, o Cruzeiro do Espírito Santo, as Alminhas do Faial e do Espírito Santo, a Casa de Saúde São João de Deus e uma construção recente, que já se tornou num dos ex-libris de Vila Boa, o Estádio Cidade de Barcelos, utilizado regularmente pelo Gil Vicente Futebol Clube, uma das instituições desportivas mais representativas de Barcelos. Não faltam, portanto, motivos e interesses para quem deseja visitar Vila Boa.

Área em Ha

Eleitores